Enquanto o Corpo de Bombeiros do Amazonas reforça que não solicita nenhum tipo de doação financeira ou ajuda via PIX, dois influenciadores locais — Isabelle Aurora e Lucas Picolé — estão sendo criticados nas redes sociais por usar o incêndio de grandes proporções em Manaus como pretexto para pedir dinheiro da população.

Isabelle Aurora publicou pedidos de PIX afirmando que a ajuda seria destinada à população afetada pelo incêndio, enquanto Lucas Picolé divulgou uma campanha para arrecadar valores e, segundo ele, comprar “mais de 100 caixas de água mineral” para os bombeiros. Ambos ignoraram os alertas oficiais da corporação, que já deixou claro que não precisa de doações e que toda estrutura necessária está sendo provida pelo Estado.

A atitude dos influenciadores gerou revolta, especialmente diante do histórico de denúncias envolvendo ambos. Isabelle Aurora e Lucas Picolé já foram presos anteriormente e são acusados de aplicar golpes financeiros em situações passadas. As campanhas atuais levantam suspeitas de nova tentativa de exploração da comoção pública para ganho próprio.

Internautas denunciam que, além da falta de transparência, os dois vêm se aproveitando de tragédias para manter visibilidade e arrecadação financeira. Autoridades alertam a população a não cair em falsos pedidos de ajuda e a não realizar transferências para contas pessoais de terceiros sem comprovação.

O Corpo de Bombeiros reforça: não há campanha oficial de arrecadação e qualquer iniciativa nesse sentido, especialmente com pedidos por meio de PIX ou redes sociais, não tem vínculo com a corporação.