
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a redução da pena de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado pelos atos de 8 de janeiro após destruir um relógio histórico durante a invasão às sedes dos Três Poderes. Inicialmente sentenciado a 17 anos de prisão, ele teve 133 dias descontados da pena.
Preso em Uberlândia, Minas Gerais, Antônio Cláudio recebeu o benefício após concluir o ensino médio por meio do Encceja. De acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o detento foi aprovado em quatro áreas de conhecimento da prova.
Na decisão, Moraes destacou entendimentos já adotados pela Suprema Corte que autorizam a remição de pena por atividades educacionais e aprovação em exames de certificação escolar.
O relógio destruído durante os ataques foi trazido ao Brasil por Dom João VI no século XVII e é considerado uma peça histórica de grande valor para o patrimônio nacional.








