O Brasil retomará a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir do dia 10 de abril. A decisão ocorre após o governo brasileiro não conseguir um acordo de reciprocidade para facilitar a entrada de brasileiros nesses países.

A medida havia sido suspensa em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), com o objetivo de estimular o turismo, beneficiando também viajantes do Japão. No entanto, os países contemplados não retribuíram a isenção para brasileiros.

Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo tentou renegociar condições mais favoráveis para turistas brasileiros, mas sem sucesso. Inicialmente, a retomada do visto foi marcada para abril de 2024, porém, o prazo foi estendido por um ano enquanto novas negociações eram conduzidas.

Nesse período, apenas o Japão aceitou flexibilizar suas regras de entrada para brasileiros. Já EUA, Canadá e Austrália mantiveram suas exigências, levando o Brasil a restabelecer a necessidade do visto para turistas dessas nações.