Manaus – A deputada estadual Débora Menezes (PL) voltou a ser alvo de críticas nas redes sociais após protocolar, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), um projeto de lei que, por erro de edição, incluiu a bandeira e o hino da Paraíba como símbolos oficiais do Amazonas.

A proposta apresentada pela parlamentar é praticamente idêntica a um texto protocolado na semana passada pelo deputado Galego Souza (PP) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALE-PB), cujo objetivo é valorizar os símbolos nacionais e estaduais nas escolas públicas. A principal diferença entre os projetos está na justificativa: a de Menezes é mais extensa, mas mantém a mesma argumentação de promover o respeito e a valorização dos símbolos da Pátria e do Estado.

No texto encaminhado ao Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da ALE-AM, ao listar os símbolos do Amazonas, a deputada citou a bandeira estadual, o brasão de armas e, equivocadamente, o hino da Paraíba. O projeto também previa atividades como o hasteamento da bandeira nacional e estadual ao longo do ano letivo — novamente mencionando a “bandeira do Estado da Paraíba” no lugar da do Amazonas.

Em nota, a assessoria de Débora Menezes reconheceu a falha e afirmou que o erro ocorreu no momento do protocolo. Segundo a parlamentar, a proposta original visa à execução do Hino Nacional e do Hino do Amazonas nas escolas, além de ações para fortalecer a identidade e a cidadania entre os estudantes. Um novo texto, substituindo as menções à Paraíba, foi disponibilizado para consulta e deve ser oficialmente protocolado para corrigir a situação.