BRASIL – Os autores da ação que transformou Sergio Moro em réu por causa de prejuízos causados à Petrobras e ao país pela Lava Jato estudam pedir a extensão de seus efeitos para o ex-procurador Deltan Dallagnol, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de São Paulo.

A peça acusatória foi apresentada por cinco parlamentares do PT (Rui Falcão, Erika Kokay, Natália Bonavides, José Guimarães e Paulo Pimenta). Ela é assinada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Marco Antônio Riechel Mann Jr., do grupo Prerrogativas.

Moro no banco dos réus

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-SP), declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Feder virou réu em uma ação popular que pede o ressarcimento aos cofres públicos pelos danos causados à economia brasileira pela Lava Jato.

A ação, destaca a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, foi apresentada por deputados federais do PT, que pedem que o ex-juiz seja condenado por causar prejuízos à Petrobrás e outros segmentos da economia do país por meio de sua atuação parcial na operação.

A ação judicial, apresentada no dia 27 e enviada à 2ª Vara Federal Cível de Brasília, está sob os cuidados do juiz Charles Renaud Frazão de Morais. “Cite-se o réu”, determinou o magistrado. À época da apresentação da ação, Moro se disse vítima de perseguição.

Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) mostra que a Lava Jato destruiu 4,4 milhões de empregos e custou 3,6% do PIB.