O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto.

BRASIL – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançará o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em cerimônia na próxima semana na Bahia, com a prioridade voltada à conclusão de obras paradas da Faixa 1, que atende o público de menor renda, disse nesta terça-feira o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Durante evento da Caixa Econômica Federal em Brasília, Costa disse ainda que, no relançamento do programa habitacional, na próxima terça-feira, Lula anunciará as novas diretrizes do Minha Casa, Minha Vida e assinará uma medida provisória sobre o programa.

“Vamos retomar e inicialmente a prioridade será dada, todo o foco, para concluir e entregar cerca de 120 mil unidades da Faixa 1, que estão em sua maioria acima de 60% de construção”, afirmou Costa.

De acordo com o ministro da Casa Civil, a intenção do governo é entregar 80% dessas unidades ainda no primeiro semestre, garantindo os recursos para que as obras voltem no ritmo necessário.

Na véspera, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que o governo fará um ajuste na Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida para desafogar obras que estão paradas por conta do limite de financiamento.

Atualmente, o financiamento para a faixa mais baixa do programa é de até 96 mil reais. A expectativa é que esse limite possa subir para perto de 150 mil reais, segundo ele. Os valores do programa estão em discussão e envolvem ministérios, Caixa Econômica, Banco do Brasil e cúpula do governo federal.