Brasil – Uma aluna trans da Universidade de Brasília (UnB) diz ter sido expulsa de um banheiro feminino no Restaurante Universitário, na última terça-feira (13/12). Ela estaria no local por volta das 14h quando uma outra estudante teria questionado sua presença no ambiente.

Em vídeo, uma jovem diz que a aluna trans “é um cara”. Em seguida, a estudante responde, gritando: “Eu não sou um cara. Não tem nada que me impeça de meter a mão na tua cara.”

Em nota, a UnB disse que tem atualmente dois banheiros neutros (sem gênero) no campus Darcy Ribeiro, e que a Câmara de Direitos Humanos da instituição aprovou a criação de mais destes. “A iniciativa não subtrai os sanitários femininos e masculinos existentes, mas proporciona um espaço de inclusão para uma parcela dos(as) estudantes, dos(as) docentes, dos(as) técnicos(as) e das famílias”, diz a instituição.

“Com relação ao episódio ocorrido nas dependências do Restaurante Universitário, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Universidade foi procurada por uma das estudantes envolvidas e prestou o acolhimento necessário. A outra estudante foi amparada por servidores no local e posteriormente pela SDH”, informou a UnB.

Por fim, a universidade disse ser “um local plural e tolerante, que preza pela riqueza e potencialidade da diversidade e pelo respeito às diferenças”. “Sendo parte da sociedade, com uma comunidade de 58 mil pessoas, a UnB não fica imune às questões estruturais contemporâneas e trabalha para tornar o ambiente acadêmico cada vez mais acolhedor”, finaliza a nota.

Veja o vídeo: