O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) investiu R$ 57 mil em treinamento para garçons, copeiros e cozinheiros das residências oficiais da Presidência da República. O objetivo é aprimorar as habilidades dos funcionários em técnicas de gastronomia e atendimento à família presidencial.
Entre os cursos oferecidos, um deles ensina a preparar churrasco com carnes nobres, abordando desde a releitura de pratos tradicionais até a criação de receitas exclusivas. No módulo de “cozinha clássica”, os participantes aprendem técnicas de cortes, limpeza, porcionamento e armazenamento de pescados, frutos do mar, carnes bovinas, aves e vegetais.
Ao todo, são três cursos destinados a capacitar 46 servidores:
- Cozinha Brasileira: Biomas e Cortes Nobres – 140 horas
- Técnicas de Garçons – 36 horas
- Compras e Estoque na Gastronomia – 60 horas
O curso “Cozinha Brasileira” prepara os profissionais para atuar de forma competente e criativa, dividido em três módulos: cozinha clássica (60h), corte e preparo de churrasco (40h) e cozinha brasileira (40h).
Na capacitação “Técnicas de Garçons”, os alunos aprendem sobre etiqueta profissional e técnicas para diferentes tipos de eventos, como serviço à la carte e buffet. O curso “Compras na Gastronomia” ensina estratégias para manter boas relações com fornecedores e efetuar compras eficientes de ingredientes.